SIIUE Email B-ON

Skycam

Photo of Byron Bay - one of Australia's best beaches!

logo_fct

Mies anterior Março 2012 Proximo mês
2a 3a 4a 5a 6a Sab Dom
week 9 1 2 3 4
week 13 26 27 28 29 30 31
Seminários do CGE Imprimir Email help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Localizar
Alterações Climáticas e o Ciclo Hidrológico

Por: Pedro Viterbo

Instituto de Meteorologia de Portugal

Data: 7 de Março

Local: Anfiteatro 1 - CLAV

O clima da Terra está a mudar, havendo um alargado consenso que as modificações observadas nos últimos 50 anos excedem a variabilidade natural (interna ou devida a flutuações da radiação solar), e são atribuíveis a fatores antropogénicos, nomeadamente o aumento da concentração dos gases com efeito de estufa. Há uma variedade de registos de observações que confirmam o aquecimento global do planeta e a diminuição da extensão da criosfera, especialmente gelo oceânico e presença de neve no Hemisfério Norte. Resultados de modelos do “Sistema Terra”, que combinam a atmosfera, o oceano, o gelo oceânico, a água no solo, vegetação, e os principais ciclos biogeoquímicos, conseguem reproduzir com alguma fidelidade o clima observado desde o início do séc. XX até ao presente.

Os modelos acima referidos são a ferramenta essencial para caracterizar o clima futuro, uma vez definidos cenários alternativos de desenvolvimento socioeconómico, que definem a futura evolução, mais ou menos gravosa, dos principais GEE. Resultados desses modelos são compilados em relatórios, com alguma regularidade, pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), estando em preparação o próximo relatório do IPCC, a publicar em 2013-2014. Pela primeira vez, uma equipa portuguesa constituída por investigadores do Instituto de Meteorologia e do Instituto Dom Luiz, produziu cenários globais. Essa equipa participa num consórcio Europeu, EC-EARTH, que construiu um novo modelo de clima, com base num modelo de previsão sazonal, tendo em seguida produzido simulações que foram submetidas ao arquivo utilizado pelo IPCC.

Apresentar-se-ão resultados da evolução do clima observado e clima futuro, a nível global e regional, mostrando o aquecimento de forma inequívoca e, adicionalmente, o impacto na precipitação. O impacto na precipitação, uma variável com muito maior variabilidade natural, é menos claro e com escalas espaciais mais pequenas. Por último, serão apresentados os trabalhos que estão a decorrer atualmente nesta área.

Local :
Contato :