SIIUE Email B-ON

Skycam

Photo of Byron Bay - one of Australia's best beaches!

logo_fct

Mies anterior Dezembro 2011 Proximo mês
2a 3a 4a 5a 6a Sab Dom
week 48 1 2 3 4
week 49 5 6 7 8 9 10 11
week 50 12 13 14 15 16 17 18
week 51 19 20 21 22 23 24 25
week 52 26 27 28 29 30 31
Seminários do CGE Imprimir Email help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Localizar
Escoamentos orográficos: mecanismos físicos de maximização do potencial eólico

Doutor Miguel Teixeira
CGUL, IDL, Universidade de Lisboa
Data: 6 de Dezembro
Local: Anfiteatro 1 - CLAV

Resumo:
Actualmente, a energia eólica apresenta-se como uma das mais promissoras formas de energia renovável. Para maximizar o aproveitamento do potencial eólico num determinado local, muitos factores têm que ser levados em consideração, entre eles:  a tecnologia utilizada na extracção da energia, a configuração do terreno e as condições meteorológicas do escoamento incidente. Estes dois últimos aspectos irão ser abordados nesta apresentação, com particular ênfase numa perspectiva física do problema. Será analisada a forma como a amplificação do vento sobre montanhas e colinas depende das proporções destes obstáculos topográficos e dos parâmetros atmosféricos básicos que controlam este sistema, em condições idealizadas. Este tipo de análise permite compreender melhor que factores meteorológicos condicionam a amplificação do vento pela topografia, que é a  característica de maior relevância para o aproveitamento do potencial eólico.”

Local :
Contato :