SIIUE Email B-ON

Skycam

Photo of Byron Bay - one of Australia's best beaches!

logo_fct

Mies anterior Dezembro 2011 Proximo mês
2a 3a 4a 5a 6a Sab Dom
week 48 1 2 3 4
week 52 26 27 28 29 30 31
Eventos/Seminários Imprimir Email help
Flat View
Ver por ano
Vista Mensal
Ver por mês
Weekly View
Ver por semana
Daily View
Ver Hoje
Localizar
Escoamentos orográficos: mecanismos físicos de maximização do potencial eólico

Doutor Miguel Teixeira
CGUL, IDL, Universidade de Lisboa
Data: 6 de Dezembro
Local: Anfiteatro 1 - CLAV

Resumo:
Actualmente, a energia eólica apresenta-se como uma das mais promissoras formas de energia renovável. Para maximizar o aproveitamento do potencial eólico num determinado local, muitos factores têm que ser levados em consideração, entre eles:  a tecnologia utilizada na extracção da energia, a configuração do terreno e as condições meteorológicas do escoamento incidente. Estes dois últimos aspectos irão ser abordados nesta apresentação, com particular ênfase numa perspectiva física do problema. Será analisada a forma como a amplificação do vento sobre montanhas e colinas depende das proporções destes obstáculos topográficos e dos parâmetros atmosféricos básicos que controlam este sistema, em condições idealizadas. Este tipo de análise permite compreender melhor que factores meteorológicos condicionam a amplificação do vento pela topografia, que é a  característica de maior relevância para o aproveitamento do potencial eólico.”

Local :
Contato :