SIIUE Email B-ON

Skycam

Photo of Byron Bay - one of Australia's best beaches!

logo_fct

Para Quinta-feira, 10 Fevereiro 2011

International Workshop

Reunião da 10ª Assembleia Geral da EARLINET-ASOS

Realiza-se na Universidade de Évora, no Centro da Geofísica (CGE), entre 07 e 10 de Fevereiro de 2011, a Reunião da 10ª Assembleia Geral da rede EARLINET-ASOS (European Aerosol Lidar NETwork Advanced Sustainable Observation System).

A EARLINET é uma rede de sistemas LIDAR (Light Detection and Ranging) sendo constituida por membros de 14 países Europeus, incluindo Portugal, com cerca de 30 estações. O LIDAR do CGE é um sistema multicanal (6 canais) para monitorizar as propriedades ópticas e microfísicas dos aerosóis e propriedades dos nuvens. É único em Portugal, não comum na Europa, e foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no contexto do Programa Nacional de Re-equipamento Cientifico (PNRC). A EARLINET-ASOS é uma actividade integrada no 6º programa da Comunidade Europeia.

Actualmente são realizadas reuniões bi-anuais com os objectivos de melhorar a colaboração entre os membros da EARLINET bem como os instrumentos e métodos de análise de dados. Nesta reunião participam investigadores com actividade científica nas áreas das Ciências Atmosféricas e da Instrumentação.

Estas reuniões bi-anuais são rotativas, pelo que será neste contexto que se realizará a 10ª reunião EARLINET-ASOS na Universidade de Évora, Centro de Geofísica de Évora, no Colégio Luis Verney (Anfiteatro 1), entre 07 e 10 de Fevereiro de 2011.

Apoiado por:

logo FCT