Monitorização Sísmica da Região de Évora

Descrição do Projecto

Através da implementação de uma Rede Sismológica a distribuir pela região do Alentejo (RESEAL), com ligação à Universidade de Évora e a três escolas da sua zona geográfica, Escola Secundária André de Gouveia de Évora, Escola Secundária de Reguengos de Monsaraz e Escola Básica 2, 3 Cunha Rivara de Arraiolos, pretende-se monitorizar e divulgar a sismicidade da região.

Na primeira fase, que corresponde ao tempo de instalação dos recursos técnicos, treinar-se-ão estudantes e professores do ensino secundário em actividades de aquisição e tratamento de dados sismológicos. Após esta fase, já com a rede a debitar dados, e mediante uma planificação de distribuição de tarefas, far-se-á o tratamento desses dados que serão complementados com os de outras redes em operação, nomeadamente com a rede do Centro de Geofísica de Évora (EVA). À medida que os resultados forem surgindo construir-se-á uma base de dados partilhada a disponibilizar na página www do projecto. Essa informação será complementada com trabalhos a realizar pelos alunos, sobre temas tais como: procedimento em caso de catástrofe sísmica; causas dos sismos; sismicidade histórica; o risco sísmico em Portugal; localização de sismos... .

A divulgação dos resultados do projecto, que conta com a página www já referida, será complementada com a elaboração de um artigo a ser submetido a uma revista de educação. Por outro lado, no fim, montar-se-á uma exposição com todos os materiais construídos até então e que percorrerá algumas escolas onde simultaneamente serão dinamizadas conferências e debates promovidos por alunos e professores participantes.

 

 

 

 

 

[Anterior] [Home] [Seguinte]